segunda-feira, 5 de abril de 2010

A IMAGEM e os FATOS

A foto que ilustra o título deste Blog é do Bar A TOCA, que marcou época em Rio Claro, sendo durante muitos anos o ponto de encontro preferido da juventude e da intelectualidade, dos políticos e dos artistas, enfim, de gente interessada em aparecer, paquerar (é claro) e se divertir, degustando excelentes quitutes e saboreando ótimos drinques. Essa foto, acredito, foi tirada nos anos 1970, durante desfile das escolas de samba, que àquele tempo, acontecia no entorno do Jardim Público, na região central da cidade. Na parte superior do estabelecimento funcionava a Boate Stonage que, igualmente marcou época em face a efervescência noturna impulsionada pela febre das discotecas.
O Bar A Toca, a exemplo da Danceteria Panquecas ganharam fama e fãs além Rio Claro, sendo ambas, visitadas por muitas pessoas de outras localidades, inclusive da capital.
O espaço, localizado na Avenida 3 esquina com rua 4, Centro, foi adquirido nos anos 1980 pelo Banco Bradesco. E hoje dá lugar a um estacionamento. Na ocasião, lembro que meu pai escreveu um poema sobre o fato e que foi publicado na imprensa escrita local.
Sobre o descaso para com o patrimônio histórico de Rio Claro, uma das vozes que mais se levantou contra essa estúpida tendência de nossa cidade foi a do pesquisador e agitador político o incompreendido Paulo Rodrigues (Grupo Banzo). No Youtube, é possível encontrar vários vídeos que tratam sobre o assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário