quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

FEIRA DO LIVRO ESPÍRITA ACONTECE EM RIO CLARO, NO JARDIM PÚBLICO


Acontece em Rio Claro, até o próximo dia 22, no Jardim Público, mais uma edição da Feira do Livro Espírita, promovida pela União das Sociedades Espíritas – Intermunicipal Rio Claro.
A feira funciona no horário das 09 da manhã até às 10 da noite e a disposição dos interessados adeptos e simpatizantes do Espiritismo as obras básicas de Allan Kardec, os livros psicografadas por Chico Xavier e uma grande variedade de romances espíritas, além de títulos que tratam de temas específicos da doutrina como reencarnação, obsessão, mediunidade, fluidoterapia, ente outros.
De grande aceitação perante o público, a literatura espírita desperta o interesse do leitor brasileiro, desde a publicação dos livros psicografados por Chico Xavier, o que só aumentou inclusive, após o passamento do famoso médium, considerado pelos espíritas, como um continuador da missão de Allan Kardec que teve início com a publicação de O Livro dos Espíritos em 1857.
Só a editora EME possui mais de 400 títulos em seu catálogo. Estima-se que no país existam cerca de 20 mil títulos que tratam sobre o assunto.
Surgido na França, através do codificador Allan Kardec, em 1857, O Livro dos Espíritos inaugurou esse gênero literário. A obra básica de Kardec é constituída além deste citado de outros quatro títulos: O Livro dos Médiuns (1861), O Evangelho Segundo o Espiritismo (1864), O Céu e o Inferno (1865), A Gênese (1868).
No Brasil, a partir do médium Francisco Candido Xavier (1910-2002), que psicografou 412 obras e vendeu cerca de 20 milhões de livros, abdicando em favor de obras de caridade todos os seus direitos autorais, foi que a Literatura Espírita ganhou projeção e destaque.
A maior razão, dentre tantas, para que esse gênero literário encontre receptividade tão grande no Brasil seria porque traz no seu bojo uma mensagem consoladora de esperança e paz, de respeito ao semelhante e da prática da caridade tão ao feitio do brasileiro.
Os romances espíritas, o grande filão editorial do gênero, são em geral histórias de pessoas que após muito sofrimento percebem a importância dos princípios cristãos cuja observância, conforme a doutrina espírita, possibilita a evolução moral desejada.
Durante a feira será possível também inscrever-se no Clube do Livro Espírita Sementes de Luz, através do qual os participantes recebem mensalmente ou a cada dois meses, conforme preferir, 01 romance espírita criteriosamente selecionado, ao preço de R$15,00. Não há mensalidade e também não há custo para fazer a inscrição, bastando apenas o preenchimento de uma ficha com nome e endereço para entrega do livro.

O fenômeno mediúnico da psicografia
Conforme a Doutrina Espírita codificada por Allan Kardec, a mediunidade de Chico Xavier, por exemplo, era classificada como ostensiva (com bastante freqüência) e de efeitos intelectuais , quando os fenômenos têm base na esfera subjetiva, não interferem os cinco sentidos de percepção humana, senão a racionalidade e o intelecto. Através da psicografia (comunicação pela escrita), na variedade mecânica (o espírito comunicante atua diretamente sobre a mão do médium), Chico escreveu mais de 400 obras, de autoria de seus mentores espirituais Emannuel e André Luiz, entre outros. Além de incontável número de mensagens que consolavam e esclareciam as pessoas, que, em desespero, por causa dos infortúnios da vida o procuravam em Uberaba/MG cidade onde viveu durante muito tempo e faleceu. Ao todo foram mais de 10 mil mensagens de esperança e fé aos familiares dos desencarnados.
Importante ressaltar que ao contrário do que muitos imaginam não há no transe mediúnico incorporação do espírito comunicante por parte do médium. O que de fato ocorre é que o médium percebe e assimila a idéia do espírito comunicante e a expressa através da modalidade mediúnica que tem desenvolvida, no caso de Chico, com maior freqüência, a psicografia.
Chico Xavier jamais recebeu direitos autorais das obras que psicografou. Toda a renda oriunda dos 20 milhões de livros vendidos, enquanto encarnado, hoje, conforme estimativa já ultrapassam 50 milhões foram doadas para obras assistenciais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário