domingo, 8 de maio de 2016

DIVERSÃO AOS DOMINGOS EM RIO CLARO, ERA UMA VEZ

Houve tempo em que a diversão aos domingos para a família rio-clarense era o almoço em família e os jogos de futebol dos times profissionais no período da tarde.

Quem não apreciava assistir vinte e dois marmanjos correndo atrás de uma bola, podia pedalar pelas ruas planas e quase desertas, aproveitando pra visitar um parente ou um amigo.
Alguns preferiam um passeio até o Horto, e se muito calor fizesse havia também a opção dos rios que circundam a cidade e para onde se deslocavam caminhões e kombis lotados.
As piscinas dos clubes sociais eram também bastante freqüentadas. Mas quem preferia ficar em casa recuperando as energias para encarar o batente na segunda-feira, curtia no conforto da sala, ao programa Silvio Santos ou aos seriados estrangeiros da TV Globo, também conhecido como enlatados, onde a única certeza para o telespectador era que o herói se sairia bem ao final do episódio.

Para quem preferia, entretanto, as emoções da sétima arte vistas da tela grande, Rio Claro oferecia três ótimas salas de cinema, o Excelsior, o Variedades e o Tabajara. Filmes campeões de bilheteria eram aguardados com grande expectativa por vários meses ou até anos. Mas valia a pena esperar.
Este é um pequeno retrato da maneira como o rio-clarense se divertia aos domingos nos anos 1970 e 1980, quando, para muitos, as pessoas eram mais próximas, menos egoístas, o tempo demorava mais a passar e a sociedade vivia com mais segurança.
A partir dos anos 1990 com o surgimento e a popularização do vídeo cassete as coisas começaram a mudar e se acentuou mais ainda, quando os computadores e a internet invadiram as casas dos brasileiros trazendo o mundo para dentro delas.
Atualmente, as opções de diversão para os rio-clarenses aos domingos diferem daquelas de anos passados, mas continuam existindo.
Os clubes de futebol da cidade já não jogam mais aos domingos à tarde. O Velo Clube, desde que ingressou na série A-2 do Campeonato Paulista, em 2011, prefere jogar geralmente às sextas-feiras à noite, e o Rio Claro, até este ano integrante da elite do futebol paulista realizou alguns jogos aos domingos, mas às 6 e meia da tarde e quando não às 7 da noite, atendendo exigências das emissoras de televisão. Resta aos amantes do futebol, acompanhar aos domingos pela manhã aos jogos dos campeonatos amador e varzeano que reúnem sempre um bom número de esportistas nos vários estádios distritais da cidade.

Os clubes sociais, como Grêmio da Paulista, Ginástico, Clube de Campo, Floridiana e Grêmio da Bela Vista continuam em atividade e com suas piscinas à espera dos associados e frequentadores, mas Grêmio e Ginástico já não realizam as famosas e badaladas discotecas em período noturno, a exemplo da Filarmônica que atualmente está em processo de revitalização.
Ao que se refere aos clubes sociais, a opção aos domingos à tarde, são os bailes realizados pela Sociedade Veteranos, reunindo dançarinos de todas as idades, de Rio Claro e região num ambiente familiar e descontraído.
Para quem continua curtindo um filme aos domingos à tarde com direito a pipoca e refrigerante, as 5 salas de cinema instaladas no Shopping Center Rio Claro, oferecem essa opção de divertimento.
Nos bairros periféricos, a sofrência rola solta nos bares e botequins com música ao vivo, churrasco, cerveja gelada e muito bate-papo.

Na área central funcionam a todo vapor as sorveterias, uma boa pedida, para um outono com cara e ares de verão.
Quem prefere uma diversão sadia ao ar livre para relembrar as canções do passado, pode freqüentar as tradicionais serestas que acontecem nas manhãs de domingo no Jardim Público.
As praças públicas, inclusive, existem em Rio Claro em grande número, e poderiam ser uma ótima opção de lazer e diversão para a família rio-clarense, principalmente em tempos de pouca grana, se fossem mais bem cuidadas e abrigassem uma programação cultural permanente.
Como se vê, opções para se divertir aos domingos em Rio Claro não faltam. Basta esquecer um pouco o whatsapp e o facebook.

Obs: As fotos são reproduções da web e copiadas descaradamente. Obrigado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário